Descrição
World in Conflict mistura os conceitos básicos dos jogos de estratégia de tempo-real, com elementos da nova onda de atiradores tácticos, estilo Battlefield. Durante todo o jogo controlaremos apenas pequenos esquadrões de unidades, enquanto a restante guerra se desenrola à nossa volta controlada pela Inteligência Artificial.
A combinação entre a intervenção das unidades no terreno e as ajudas tácticas que podemos requisitar são o cerne de World in Conflict. A campanha a solo coloca-nos então nos pontos quentes da Terceira Guerra Mundial, começando nos Estados Unidos e levando-nos pela Europa e União Soviética.
Estudar e compreender os cenários torna-se uma tarefa cada vez mais exigente, à medida que avançamos na luta. Não é possível conquistar todos os objectivos à bruta, especialmente nos níveis mais avançados de dificuldade, o que confere ao jogo um ritmo de progressão mais lento, mas muito mais intenso, superior até a Company of Heroes.
Em cada cenário somos confrontados com pontos de controlo que podemos reforçar, mas também perder para o inimigo. A importância destes pontos é capital, tanto por representarem muitas vezes objectivos, como por ser através deles que vamos amealhando pontos que podemos usar para requisitar ajudas tácticas.
Além destas ajudas, que se traduzem em bombardeamentos, artilharia, bombas de precisão, napalm, reconhecimento, e muitas outras coisas, a outra variável com que teremos de jogar são os reforços. A cada nível temos pontos que podemos usar para nos reforçarmos com unidades.